Dr. Mathias Violante Mélega - Centro Médico de Oftalmologia

Transplante de Córnea
Lentes de Contato
Ceratocone

O ceratocone é uma doença da córnea caracterizada por deformação da sua superfície, com aumento da curvatura e diminuição da espessura. É muito mais comum em crianças e adolescentes, relacionada muitas vezes com história familiar (parentes que também apresentem a doença) e histórico de alergia ocular com frequentes episódios de coçadura.
Em fases iniciais o ceratocone não apresenta muitos sintomas, apenas o surgimento de algum grau de miopia e astigmatismo. Conforme há piora da doença, a miopia e astigmatismo aumentam e a visão do paciente vai se tornando cada vez pior, não sendo corrigida de forma satisfatória com óculos, apenas com lentes de contato rígidas. Em fases mais tardias a córnea pode se tornar tão deformada a ponto de necessitar de tratamento cirúrgico com anel intraestromal (anel de Ferrara) ou transplante de córnea.

A principal orientação ao paciente com ceratocone ou com histórico familiar é de NÃO COÇAR OS OLHOS EM HIPÓTESE NENHUMA, uma vez que já é bem estabelecido que o ato de coçar os olhos estimula o surgimento e piora desta doença.

O tratamento do ceratocone é determinado de acordo com a progressão da doença:

Ceratocone em progressão: caso haja piora do ceratocone entre 2 avaliações do paciente está indicada o CROSS-LINKING corneano. Trata-se de um procedimento cirúrgico feito através de aplicação de raios ultravioleta + riboflavina no estroma corneano. O objetivo deste tratamento é apenas o de impedir a progressão da doença, e não de reverter o ceratocone.

Ceratocone estável:

Nos ceratocones leves o tratamento consiste em corrigir o “grau” de miopia e astigmatismo induzidos pelo ceratocone. Isso é feito com óculos ou lentes de contato gelatinosas.

Nos ceratocones moderados, os óculos não conseguem fornecer boa visão para o indivíduo devido à deformidade corneana mais acentuada. Nesses casos utilizamos lentes de contato rígidas com objetivo de criar uma nova superfície regular na córnea. Existem inúmeros tipos de lentes rígidas, desde as tradicionais acrílicas gás-permeáveis até as mais modernas lentes esclerais. A escolha da lente para cada paciente deve ser feita através de teste personalizado realizado pelo oftalmologista.

Nos ceratocones avançados onde nem os óculos, nem as lentes de contato rígidas conseguem fornecer boa visão, utilizamos procedimentos cirúrgicos a depende do caso. O implante de anel intraestromal tem por objetivo modificar a curvatura da córnea através de segmentos de PMMA inseridos no meio do estroma corneano. Sua indicação é limitada e deve ser realizada com muito critério. Nos casos em que o implante não esteja indicado (ceratocones muito graves), realizamos o transplante de córnea (abaixo).

Dr. Mathias Violante Mélega - Centro Médico de Oftalmologia

Conheça: